Ocorreu na manhã de sábado, dia 19 de maio de 2012, a oficina intitulada "Arte e Matemática: o Movimento Cubista revelado nas formas da geometria espacial". O trabalho foi desenvolvido com 40 alunos do 6º ano da E.M.E.F. Dr. Altamir de lacerda Nascimento e abordou, em especial, a obra "La fábrica de Horta d´Ebre - 1909" de Pablo Picasso, trabalhando de forma interdisciplinar na exploração das formas geométricas que a compõe, envolvendo a planificação de sólidos, a exploração geométrica dos mesmos como por exemplo: arestas, vértices e faces. o trabalho teve como encerramento a construção coletiva de uma tela tridimensional com as formas geométricas criadas pelos alunos. A oficina deu início ao ciclo de atividades previstas no projeto.

 

Comunicado

Prezados,

 

Desculpem-nos o transtorno. Nosso site está em manutenção.

Para conhecer um pouco mais sobre nossas ações acessem:

http://arteematematicafurg.blogspot.com

 

 

Em breve teremos um novo site para divulgação de nossas ações.

Equipe do GEIAM realiza atividade de formação com professores da Escola Augusto Duprat

No dia 17 de julho, no turno da manhã, a equipe do Projeto Arte e Matemática/ GEIAM realizou atividade de formação continuada com professores da Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Duprat. Com o título de “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na formação continuada de professores” a atividade contou com a participação de 15 professores de diferentes áreas do conhecimento, os quais compartilharam saberes sobre o tema interdisciplinaridade e sobre as possibilidades do trabalho por meio desta metodologia. Na ocasião, foram abordados diversos conceitos que convergiam ao tema interdisciplinar de forma teórica e prática por meio da discussão sobre o tema e também na construção de caleidosciclos. A atividade fez parte da jornada pedagógica da escola, como parte integrante da semana de formação continuada dos professores.

Equipe apresenta ações no encontro de Formação Continuada promovida pela 18ª Coordenadoria Regional de Educação

Equipe do Projeto Arte e Matemática/GEIAM, vinculado ao IMEF, participa da formação continuada com professores a convite da 18ª CRE. Apresentando as ações do grupo para cerca de 200 professores do currículo na tarde do dia 17 de julho, o GEIAM assumiu um novo desafio, o de apresentar propostas voltadas para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Um trabalho novo e desafiador, foi assim o que os componentes do grupo definiram para tal missão, pois não estávamos acostumados a preparar atividades voltadas para este público. Na oportunidade, a fala intitulada “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares para a alfabetização matemática”, apresentada por Tiago Dziekaniak Figueiredo e Vanessa Silva da Luz aos professores foi ao encontro de mostrar diversas possibilidades para trabalho interdisciplinar envolvendo as áreas de Arte e Matemática, na perspectiva de contemplação de outras áreas do saber e que compõe o currículo escolar. Após este encontro, assumimos o compromisso de planejar e estudar sobre o trabalho voltado para esta etapa de formação, apontando a necessidade de iniciar um trabalho com esta temática já nos primeiros anos de escola.

Ações do projeto são apresentadas no 11º Encontro sobre o Poder Escolar

O Subcoordenador do projeto, Tiago Dziekaniak Figueiredo apresentou na tarde do dia 16 de julho de 2012 o trabalho intitulado “Possibilidades de aprendizagens interdisciplinares no contexto do projeto Arte e Matemática” no 11º Encontro sobre o Poder Escolar – 5º Encontro Internacional sobre o Poder Escolar – 12º Seminário Interinstitucional de Educação, realizado entre os dias 16 e 19 de julho de 2012 na cidade de Pelotas/RS.

O trabalho descreveu as ações do projeto desenvolvidas no ao de 2011 e mostrou apontamentos da continuidade do mesmo no ano de 2012. O evento contou com a participação de diversos professores da Educação Básica, graduandos e professores de diversas universidades, e serviu como um grande espaço para a divulgação das ações desenvolvidas junto ao Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática – GEIAM, bem como favoreceu diversas trocas  compartilhamento de idéias entre os participantes.

Equipe participa do XI Encontro Sobre Investigação na Escola em Bagé/RS

Equipe do projeto Arte e Matemática/Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática – GEIAM, vinculado ao IMEF, participaram nos dias 13 e 14 de julho do XI Encontro Sobre Investigação na Escola. A comitiva do projeto composta por 8 integrantes apresentou ao todo 7 trabalhos que relatam as experiências vividas durante o ano de 2011 referente as ações do projeto nas escolas da rede pública de Rio Grande.

Os trabalhos intitulados “Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo”, “Reflexões e reconstruções a partir da prática interdisciplinar”, “A experiência de licenciandos no projeto Arte e Matemática”, “Vivenciando a prática”, “Aprendizagens no contexto do projeto Arte e Matemática”, “Arte e Matemática: uma experiência interdisciplinar” e “A interdisciplinaridade ajudando a complementar o ensino escolar”, cujo tema central é a interdisciplinaridade foram discutidos em grande estilo, e as idéias compartilhadas poderão (re)significar as práticas pedagógicas.

A equipe retorna de Bagé, com o objetivo reforçado, buscando cada vez mais criar espaços de discussão entre a formação inicial e continuada de professores por meios de situações de aprendizagens dinâmicas e contextualizadas.