O eu-professor coletivo-singular: discursos sobre seus saberes e fazeres no contexto das tecnologias

 

 

Descrição: Os reflexos da diversificação e do avanço do uso das tecnologias em nossa sociedade recaem diretamente sobre os espaços formativos ganhando cada vez mais notoriedade nestes contextos. Olhar para os diversificados espaços formais e não formais de aprendizagem em diferentes níveis no Século XXI requer que percebamos que as tecnologias, mesmo que em muitos casos timidamente, fazem parte da vida dos sujeitos que neles transitam. Vivemos cada vez mais em uma rede que usa e se beneficia dos avanços destes recursos e no contexto educacional não podemos negá-los, uma vez que seu uso torna-se cada vez mais necessário como forma de adaptação aos movimentos de nossa sociedade. Nesta perspectiva o projeto tem por objetivo compreender como as redes fechadas de conversações constituídas pelos futuros e atuais professores que ensinam matemática na Educação Básica se estruturam em torno da formação para o entendimento, planejamento e utilização de tecnologias de ensino. De cunho qualitativo o projeto está estruturado em etapas que se constituem em um estudo bibliográfico sobre os pressupostos teóricos que orientam a pesquisa, a constituição de uma rede formativa por meio da realização de um curso de aperfeiçoamento sobre o uso de tecnologias digitais acopladas a metodologia de projetos de aprendizagem que servirá como lócus de pesquisa para coleta de dados e posterior análise por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o projeto busca-se constituir um coletivo inteligente que aprende no coletivo além de constituir indicadores que servirão como fundamentação para a proposição de futuras ações formativas de acordo com as perspectivas dos sujeitos que integram a rede e que representam a coletividade.