Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022

 


Na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) ocorreu o lançamento do livro "Dando voltas com a escola, a comunidade e a universidade: fazer e divulgar ciências em tempos de pandemia". O livro é fruto dos trabalhos desenvolvidos por professores e professoras da educação básica dos municípios de Rio grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar e por um servidor da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Santa Vitória do Palmar, que foram apresentados durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – 2021 promovida pelo Grupo de Pesquisa Tangram do Imef.

O projeto, contemplado pelo CNPq, foi coordenado pelo professor Tiago Dziekaniak Figueiredo e o evento contou com a participação da professora Letiele da Silveira Jardim Machado da Secretária Municipal de Educação e Cultura de São José do Norte, da professora Janaina Teixeira de Souza, da Secretária Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar, de diretoras e vice-diretoras de escolas, professores (as) e autores (as).

O livro foi lançado em formato físico e digital e pode ser acessado no site do Grupo . Na oportunidade também foi feito o lançamento da SNCT 2022 com o tema “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar", também contemplado pelo CNPq e que será desenvolvido ao longo das próximas duas semanas envolvendo professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estaduais dos municípios de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.

 

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Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021

 

O Grupo de Pesquisa Tangram da FURG está promovendo o evento “Dando voltas com” a escola, a comunidade e a universidade: fazer e divulgar ciência em tempos de pandemia, como atividade vinculada a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O projeto visa promover rodas de conversas virtuais com docentes e estudantes das cidades de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar com o intuito de divulgar ações desenvolvidas no âmbito das escolas da rede pública de ensino durante a pandemia como por exemplo: mostras e feiras de ciências e matemática, projetos desenvolvidos junto as comunidades e demais atividades que merecem ser compartilhadas. Todas as atividades serão bem-vindas, por mais simples que possam parecer elas irão se mostrar como possibilidades diante dos desafios. Serão 5 lives transmitidas pelo Canal Tangram no YouTube (de 05 a 09/10/21). 

 

 

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Programação:

 

 

 

 

 

              

 

 

 

 

Em breve!

O eu-professor coletivo-singular: discursos sobre seus saberes e fazeres no contexto das tecnologias

 

 

Descrição: Os reflexos da diversificação e do avanço do uso das tecnologias em nossa sociedade recaem diretamente sobre os espaços formativos ganhando cada vez mais notoriedade nestes contextos. Olhar para os diversificados espaços formais e não formais de aprendizagem em diferentes níveis no Século XXI requer que percebamos que as tecnologias, mesmo que em muitos casos timidamente, fazem parte da vida dos sujeitos que neles transitam. Vivemos cada vez mais em uma rede que usa e se beneficia dos avanços destes recursos e no contexto educacional não podemos negá-los, uma vez que seu uso torna-se cada vez mais necessário como forma de adaptação aos movimentos de nossa sociedade. Nesta perspectiva o projeto tem por objetivo compreender como as redes fechadas de conversações constituídas pelos futuros e atuais professores que ensinam matemática na Educação Básica se estruturam em torno da formação para o entendimento, planejamento e utilização de tecnologias de ensino. De cunho qualitativo o projeto está estruturado em etapas que se constituem em um estudo bibliográfico sobre os pressupostos teóricos que orientam a pesquisa, a constituição de uma rede formativa por meio da realização de um curso de aperfeiçoamento sobre o uso de tecnologias digitais acopladas a metodologia de projetos de aprendizagem que servirá como lócus de pesquisa para coleta de dados e posterior análise por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o projeto busca-se constituir um coletivo inteligente que aprende no coletivo além de constituir indicadores que servirão como fundamentação para a proposição de futuras ações formativas de acordo com as perspectivas dos sujeitos que integram a rede e que representam a coletividade.